Marketing
Marketing de Varejo
Professora Consuelo Meira
"Comércio varejista deve crescer 4,5% em 2013, diz CNDL"
O Varejo é o mercado que mais cresce no mundo. Temos como um grande exemplo de varejista internacional a rede super-center Walmart.
Para que se possamos ter uma noção de como o Wal-Mart é o maior varejista do mundo, consideremos os seguintes fatos:
“- o Wal-Mart emprega 1,6 milhões de pessoas. Para você ter uma ideia de quantas pessoas é isso, Idaho, o 39º estado mais populoso nos Estados Unidos, tem uma população de 1,4 milhões de pessoas.
- o Wal-Mart tinha vendas de US$ 312,43 bilhões em seu ano fiscal de 2005. Em comparação, o segundo maior varejista do país, Home Depot teve vendas de US$ 81,5 milhões.
- o Wal-Mart tem 6.200 lojas de varejo. Ao contrário de Home Depot, que tem 2.040.”
Os pontos positivos para investir no Marketing de Varejo são extensos, mas podemos citar alguns de maior importância: identificação do target, escolha da localização e a fidelização do cliente.
O pontapé inicial para o investimento é definição do target. Saber qual é o seu público alvo e como chegar até ele para que possamos fidelizar o cliente através de produtos e serviços com alto valor agregado e que gere alta satisfação ao cliente e sempre que possível, surpreender os clientes.
A escolha da localização do seu canal de distribuição é fundamental, a partir da escolha do seu target. A sua localização fará a diferença para que possa ter um maior volume de vendas.
Desta forma, conseguimos analisar a importância do Marketing de Varejo para alcançarmos o sucesso esperado.