Marketing
Foi realizada uma pesquisa para entender o que é que mais incomoda as pessoas no trabalho. E os profissionais que reclamam muito foram apontados como umas das razões principais.
“Pessoas que só sabem reclamar de seu trabalho! Se não está feliz com o que faz, é porque não gosta daquilo e do lugar. Em vez de ficar reclamando ou com pensamentos negativos, corra atrás daquilo que te faz feliz!”- Mayara Fabri (leitora do Tempo de Mulher )
Infelizmente nem todos os profissionais fazem o que amam ou são felizes no trabalho. Muitas vezes encontramos pessoas que estão há muitos anos no mesmo emprego, e absolutamente infelizes. Há situações onde de fato o profissional tentou encontrar outro trabalho e não conseguiu.
Existem casos ainda em que a pessoa está acomodada, e mesmo não gostando do que faz, permanece na mesma situação por anos. Não podemos esquecer que há os casos daqueles que mudam de área na carreira e aí encontram uma série de problemas. Entre eles um salário mais baixo por não ter experiência no setor, o que impossibilita o novo emprego. Derivadas destas situações acima, e muitas vezes, por traços de personalidades, surge o grande problema: reclamar!
O ato de reclamar é muito comum, dentro e fora de empresas, mas, no entanto, é absolutamente repudiado. Ao reclamar, o profissional desencadeia um efeito dominó que pode prejudicar a empresa consideravelmente e, inclusive, desmotivar os colegas de trabalho. Estes não são obrigados a conviver com profissionais que estão constantemente reclamando.
Os chamados “reclamões”, além de serem muito desagradáveis, atrapalham o rendimento de toda a equipe. Isso porque eles contaminam outros profissionais com injeções de desmotivação, pouco ânimo e depressão.