Marketing
A marca é a identificação do produto, ou serviço, ou seja, o seu nome. É um item importantíssimo para o destaque do produto, o que faz com que o consumidor adquira seu produto, quando opta pela aparência, pela originalidade.
Por essas razões, há uma série de razões para investir muito na marca, seja como forma de atrair clientes, ganhar espaço no mercado e competir com os concorrentes.
Quando produto adquire grande valor de marca, deve zelar por isso, para que não perca esse valor, pois sem uma marca, o produto pode deixar de existir.
2. Marcas
A identificação de produtos ou serviços, ou até mesmo de empresas, através de uma marca é importante para destaca-lo, criar uma fixação na memória do cliente, e para diferencia-lo das concorrentes.
A marca, por sua vez, nada mais é do que o nome (a parte que pode ser pronunciada), e um símbolo (parte que pode ser reconhecida, mas não pronunciada). Para que a marca atinja seus objetivos em relação ao produto, é necessário que ela tenha a combinação entre nome e símbolo, para chamar a atenção do cliente, para que ele sinta vontade de adquirir o produto/serviço. A decisão de ter ou não uma marca deve vir frente a algumas questões, como: a necessidade de criar uma marca, quem a patrocinaria, a marca seria global ou individual, as estratégias que seriam utilizadas e o reposicionamento da marca.
Existem 3 tipos de marca:
• Marca do fabricante: é de propriedade e uso do produtor (fabricante) do produto
• Marca própria: é de propriedade e uso do revendedor
• Produtos genéricos: são os produtos que recebem o nome da sua classe genérica
A proteção legal, ou a marca registrada garante direitos exclusivos de uso da marca a um único proprietário ou empresa.
A marca traz com ela uma série de benefícios, entre eles está a lealdade de marca, no qual existe o compromisso de comprar determinada marca, a associação da marca com alguma imagem