MARKETING
1. Conceito Marketing é o processo de criar e determinar necessidades e desejos, de forma a colocar no mercado produtos e serviços que ao mesmo tempo proporcionem satisfação aos consumidores, e gerem resultados satisfatórios aos sócios. Planejamento de marketing refere-se, assim, ao desenvolvimento sistemático de ações programadas para atingir os objetivos da empresa através do processo de análise e seleção das melhores oportunidades. Mas, não podemos esquecer que o objetivo principal da empresa não é obter lucros (este é uma conseqüência), e sim criar e manter um cliente satisfeito. Assim sendo, marketing é todo o negócio da empresa, todos seus funcionários devem permear o conceito de marketing e saber qual o objetivo principal da empresa ... criar e manter um cliente satisfeito. O gestor de marketing tem que ter em mente o senso de utilidade (olha aqui mais uma aplicação da filosofia dos “5 S”), como ilustra a figura abaixo.
ESTAR QUANDO O cliente precisa
ESTAR ONDE ESTAR NA FORMA
O cliente precisa que o cliente precisa
UTILIDADE
2. Os 4 “Ps” do marketing MIX. O conjunto de elementos-chave para o plano do negócio está em focalizar o planejamento estratégico em 4 Os, quais sejam:
PRODUTO: Significa estudar a concepção do empreendimento (construção residencial, comercial, shopping etc), com cuidado, buscando o equilíbrio entre perfil do mercado (clientes, concorrentes etc), a capacidade financeira e tecnológica da empresa e as necessidades do cliente (ou comprador em potencial) e do local de construção. Ainda, é preciso construir dentro dos padrões de qualidade, conforme as normas e requisitos de qualidade.
PREÇO: Está relacionado com o equilíbrio entre custos, poder aquisitivo do cliente-foco e margem de lucratividade esperada.
PROMOÇÃO/PUBLICIDADE: São os meios de atratividade do produto que, através de canais de comunicação, procura-se