MARKETING
Para isso é necessário a realização de investimentos, sejam para a ampliação de instalações, aquisição de novos equipamentos, reforma do espaço físico ou lançamentos de novas carteiras de produtos ou serviços
Existem várias técnicas econômico-financeiras de análise de investimento como auxílio para essas decisões. Neste artigo serão apresentadas três delas: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback.
Através da análise de tais indicadores objetiva-se apresentar a importância da análise de investimento para tomada de decisão estratégica da empresa
ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO Como Analisar Investimentos
O objetivo de toda organização, além do de atender as expectativas de seus clientes, fornecedores, acionistas e funcionários é a geração de lucros.
E decidir sobre investir ou não em determinado projeto é fundamental e poderá garantir a o sucesso ou o fracasso da empresa.
Em uma operação financeira de investimento existem várias situações que interferem na decisão sobre a escolha de uma dentre mais alternativas possíveis
Quanto aos ganhos e retornos do projeto, Gitman (1992), afirma que os ganhos de um projeto podem ser representados tanto por entradas de caixa, quanto por economia obtida em função da implantação, por isso vale avaliar o custo benefício do projeto de investimento.
Segundo Gitman (1992), ‘’A apuração do VPL é bastante simples, sendo a obtenção das informações a parte mais trabalhosa. Para calcular o VPL de um projeto é necessário obter o custo do projeto, o retorno esperado num horizonte de tempo, e o custo de capital’’.
Portanto, o VPL é definido como o valor presente dos fluxos de caixa deduzidos o valor inicial do investimento, isto é:
VPL = VP (Fluxos) – Investimento
=VPL(TAXA,Valor1:Valorn)-VP Para ser calculado no