Marketing
Marketing é o processo usado para determinar quais produtos e/ou serviços interessarão aos consumidores, e qual estratégia deverá ser utilizada nas vendas, nas comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos tanto ao consumidor, quanto principalmente a empresa.
Surgiu da necessidade dos industriais em administrar a nova realidade oriunda da Revolução Industrial, que causou uma transformação de um mercado de vendedores para um mercado de compradores. À principio o marketing era inseparável da economia e da administração clássica, pois sua preocupação era puramente de logística e produtividade, com o intuito de maximizar dos lucros; a concorrência era praticamente inexistente fazendo assim com que não houvesse preocupação com melhores preços, e desta maneira os consumidores não possuíam poder de barganha.
Com o aparecimento de novas empresas e o crescimento da concorrência, mercadológicos começaram a teorizar sobre como atrair e lidar com seus consumidores. Surgiu então a cultura de vender a qualquer preço; os empresários e seus vendedores eram cheios de truques que faziam da arte de vender um espetáculo de charlatanice o que fez com que nos dias atuais os profissionais do mercado sejam vistos com desconfiança.
Outros se baseavam mais na intuição do que na prática. Eram técnicas ingênuas e/ou maliciosas que estavam misturadas a ferramentas eficientes.
Um dos fatores mais atuais de marketing encontra-se na parte dos virais e de ações coordenadas, onde a questão ética é fundamentada em fatores básicos da mercadológica. A ação de marketing é coordenada através de um plano de estratégia de marketing.
A importância da estratégia de marketing é oferecer produtos de qualidade, com excelentes preços, e de uma maneira lucrativa. A maneira como se apresenta o produto e seus benefícios, é o mais importante, você pode, por exemplo, ofertar um tipo de produto