marketing
Segundo Kotler e Armstrong (2003, p.3), o marketing não deve ser entendido apenas no sentido de efetuar uma venda, mas, em satisfazer as necessidades dos clientes. A venda é concretizada após a produção do produto. O marketing inicia-se antes da empresa ter determinado o produto e continua por toda sua vida útil, atraindo novos clientes e mantendo os clientes atuais, a partir do desempenho e do apelo do produto, do aprendizado em decorrência das vendas e o gerenciamento contínuo de seu desempenho.
Marketing é o conjunto de processos que acompanham desde o nascimento de um produto até o pós-venda. Cabe ao marketing o processo de executar e planejar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais (CHURCHILL. e PETER, 2000, p. 4).
Para Kotler (1996, p. 34), “O conceito de marketing é uma filosofia empresarial que desafia os conceitos anteriores. Seus pontos centrais tornaram-se sólidos nos meados dos anos 50”. Salienta, ainda, que “O conceito de marketing assume que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvos e oferecer as satisfações desejadasde forma mais eficaz e eficiente do que os concorrentes”.
De uma maneira formal Semenik e Bamossy (1995, p.6) definem o marketing como um processo de planejamento e execução, que consiste em representar uma série de decisões e atividades integradas. Presupõe-se que o marketing esteja associado ao desenvolvimento de produtos, decisões de preços, decisões promocionais e decisões de distribuição. Essa definição é denominada marketing mix. O marketing não reverencia apenas produtos intangíveis, mas também, o marketing de idéias ou serviços.
Para Cobra (1992, p.35), o papel do marketing é identificar as necessidades não satisfeitas do cliente e colocar no mercado produtos ou serviços que, ao mesmo tempo, proporcionem satisfação