Marketing
Resta pouca ou nenhuma dúvida quanto à fonte do poderio mercadológico das cervejas Skol: possuir ano após ano o título de cerveja favorita e mais consumida pelos brasileiros se deve a estratégias de criação, exposição e consolidação de conceitos-chave brilhantemente fixados ao produto: inovação, diversão, irreverência e juventude. Os responsáveis pela liderança massiva são os publicitários da F/Nazca Saatchi&Saatchi e o slogan que embrulha o sucesso tornou-se clássico instantâneo da publicidade nacional. Skol: a cerveja que desce redondo.
Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2007/11/fnazca_e_os_anu.html#ixzz272vardjU
A empresa fundada na Inglaterra pelos irmãos iraquianos Maurice (actualmente Lord Saatchi) e Charles em meados dos anos 90 sob o nome M&C Saatchi, convertido em seguida para Saatchi&Saatchi, tem por clientes empresas como Hewlett-Packard, Johnson & Johnson, Procter & Gamble, DuPont, Phillip Morris e General Mills. O ano de 1997 foi de mudança de rumos para empresa, que saida de seu ecritório londrino para estabelecer-se na Houdson Street, em Nova Iorque, com uma nova diretoria. O momento coincide com a entrada da Saatchi&Saatchi na América Latina, particularmente no Brasil, onde, sob a presidência do publicitário Fábio Fernandes, firmaria contrato com a Skol Pilsen já agora com o nome F/Nazca Saatchi&Saatchi.
O histórico da cerveja Skol segue com bem menores sobressaltos que o de sua agência publicitária: lançada em 1964 pela empresa dinamarquesa Carlsberg (aliás, seu nome em sueco quer dizer “à sua saúde” - skål), chegou ao Brasil em 1967 com novidades como a lata de folha-de-flandres (1971). Foi ainda a pioneira no uso de latas de alumínio (1979), na venda de long necks com tampa de rosca, na feitura da lata de 500ml - o conhecido latão da Skol (1993) entre outras minúcias.
Todos esses ares avant-garde se tornaram o ponto principal a ser explorado pela F/Nazca; assim que a Skol Pilsen entrou para a sua lista de