Marketing
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso de Engenharia de Produção
GESTÃO DE MARKETING
Rio de Janeiro
2012
GESTÃO DE MARKETING
SABÃO EM PÓ
Trabalho solicitado para primeira avaliação de Gestão de Marketing do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estácio de Sá.
.
Rio de Janeiro
2011
Mercado de sabão em pó
O mercado brasileiro de sabão em pó movimenta anualmente, cerca de R$ 1,5 bilhão. E o potencial de crescimento é expressivo. O consumo per capita anual no país é uma média de 3,65 kg, enquanto a média da América Latina é de 4,26. Nos Estados Unidos, cada consumidor utiliza, por ano, uma média de 5,47 kg de sabão em pó. Na Europa, esse índice chega a 8,4 kg. Trata-se de um segmento de grande importância para o crescimento da empresa no Mercado brasileiro.
Principais fabricantes
Os participantes de mercado de sabão em pó são: Omo, Brilhante, Minerva, Ariel, Pop, Ace, Tide, Sendas, Extra, Bold, Tixan, Surf, Assim, Campeiro, Ala, Biju, Procter, Invicto, Bem-te-vi, Bio Brilho e Barra.
Marcas mais vendidas
As duas marcas de sabão em pó mais vendidas no mundo - Ariel e Tide nessa ordem - são da P&G. Sua participação mundial no mercado de detergentes atinge 33,3%, enquanto seu principal concorrente, a Unilever, detém 26,4% de market share.
Principais concorrentes no brasil
A P&G enfrentou a marca líder no Brasil – Omo com a marca Ariel. Com o lançamento de Ariel, a empresa completaria seu porfolio de sabões em pó no Brasil, oferecendo às consumidoras, produtos superiores em todos os diferentes segmentos do mercado: • Ariel: produto de performance premium para a remoção de manchas; 1. • Ace: alta performance, recuperando a brancura e tirando o encardido das roupas 2. • Bold: sabão em pó