Marketing
19/10/2010
A publicação Americana Advertising Age, principal fonte mundial de informações para as comunidades de Marketing e Mídia, acaba de eleger a Ford Motor Company como empresa de marketing 2010.
Apesar de cortar gastos com publicidade em 2009, a empresa consolidou seu foco nas marcas Ford e Lincoln com investimentos publicitários em TV, mídia impressa e internet, 10,9% superiores ao do ano passado, que, segundo o AdAge DataCenter, foi de 530,2 milhões de dólares no primeiro semestre de 2010, nos Estados Unidos.
A equipe de Marketing da Ford, comandada por Jim Farley, Vice-presidente global de Vendas, Marketing e Serviços da empresa, com o reconhecimento do trabalho do grupo e o prêmio conquistado, demonstra o acerto de Alan Mulally, presidente e CEO da Ford, na escolha de Farley, pela primeira vez, o único líder global de Marketing, Vendas e Serviços da companhia.
Para Farley, isso foi apenas o começo de uma longa estrada que passou por cima da recente recessão do setor automobilístico e que colocou a Ford, de forma firme, no segundo lugar, em vendas entre as montadoras nos Estados Unidos, com 17% do mercado de automóveis e comerciais leves, nos primeiros nove meses deste ano, atrás apenas da General Motors.
A estratégia de vendas promovida por Farley permitiu à Ford um crescimento de 19%, até setembro último, quase o dobro do ganho de toda a indústria automobilística. O lucro da Ford, nos primeiros seis meses de 2010 foi de US$ 4.7 bilhões, o maior da empresa desde 1998. Na logística do trabalho na área de Marketing da Ford, Farley decidiu fundir as atividades de publicidade e relações públicas. “Agora estamos rezando juntos”, disse o executivo.
“Na verdade, comentou Farley, nem o mais maravilhoso Marketing do mundo conseguiria vender se os produtos ofertados não fossem de qualidade”.
Inovação sempre foi uma palavra chave para a Ford. E a equipe de Marketing correspondeu com o lançamento do