marketing
A necessidade de se trabalhar a comunicação organizacional utilizando-a como estratégia competitiva de mercado a partir dos conceitos e afirmativas pesquisados em diversas obras e autores. Analisamos a importância de uma comunicação organizacional eficiente e coesa com todos os públicos de interesse visando fortalecimento da imagem empresarial, agregando valor à marca corporativa e aumentando a lucratividade utilizando em seu favor a reputação como referência para diferenciar, criar valor e proteger a empresa.
A comunicação organizacional utilizada como estratégia competitiva de mercado engloba todas as formas de comunicação utilizadas pela organização para alcançar e interagir com seus públicos de interesse, de maneira integrada com sua missão e valores. Deve principalmente ser trabalha de forma convergente com os propósitos que pretende alcançar em curto, médio e longo prazo.
Ao se trabalhar a comunicação organizacional a empresa fortalecerá a marca corporativa e sua reputação, valores estes que atualmente são relevantes e influenciam na decisão de compra do produto ou serviço oferecido.
Atualmente, a busca de vantagem competitiva vai além do gerenciamento tradicional de informação.
As organizações que trabalham apenas focadas em vendas e lucros, através da maior participação de seus produtos ou serviços no mercado, devem repensar seus modelos administrativos.
A concorrência está cada vez mais acirrada e é importante que o modelo organizacional esteja orientando para a valorização dos recursos humanos, buscando o comprometimento de seu público interno com os valores e filosofia da empresa.
Para que a comunicação organizacional atinja seus objetivos é necessário que seja transparente e que tenha credibilidade, o que só pode ser alcançado se o discurso for condizente com a prática diária e que seja percebido por seus públicos internos e externos.
A comunicação externa (campanhas publicitárias, folhetos, anúncios de