MARKETING
MBA em Marketing e Vendas
Professor:
Orientações
Critérios/Normas de avaliação
1. Leia atentamente o enunciado das questões e busque atender exatamente ao solicitado.
2. A prova pode ser realizado em grupo. Permite-se consulta ao material.
3. As respostas à lápis não terão direito à revisão.
Cada questão traz, ao seu final, seus critérios específicos de avaliação. A resposta será analisada com relação ao atendimento a esses critérios. A nota para cada questão leva em consideração o desenvolvimento do raciocínio acerca do tema tratado.
Avaliação: Marketing Internacional
Baseando-se no conteúdo abordado em sala de aula, nas leituras sugeridas e na ementa do curso, responda o que se pede ao final de cada estudo de caso.
(Valor do estudo de caso: 100,00 pontos)
Estudo de Caso: O fim da pechincha?
Thomas Eggleston foi o presidente de um tipo de loja de automóveis totalmente inovador para a época: o Driver’s Mart – uma cadeia de dez superlojas patrocinadas por nove dos maiores e mais poderosos revendedores de automóveis dos Estados Unidos, que representou um conceito diferenciado de compra de carros – e de formação de preços.
Em lojas desse tipo, vendedores assalariados – e não comissionados – mostrarão aos clientes carros seminovos por preços fixos. Isso significa que não há como negociar o preço, tentando “levar vantagem” sobre o vendedor na busca por um negócio mais rentável para você mesmo. Alguns compradores disseram que isso tira a graça da compra de carros, mas a Driver’s Mart apostou pesado em que a maioria dos clientes apoiaria esse método.
A Driver’s Mart não esteve sozinha nesse mercado. H. Wayne Huizenga, fundador do grupo Blockbuster inaugurou uma cadeia semelhante, a AutoNation USA com sede em Fort Lauderdale, Flórida. Há diversos outros competidores nesse mesmo setor com ideias semelhantes.
No Brasil esse movimento ocorre de maneira um pouco diferente: carro usado já não é mais um negócio tão interessante do