Marketing e o terceiro setor
Sumário
1 O Marketing e o terceiro setor
A adoção de conceitos do mundo dos negócios por parte de organizações do Terceiro Setor, até bem pouco tempo parecia uma heresia. Na verdade, para a maioria destas instituições, principalmente as pequenas e médias isso ainda não é visto com bons olhos. No entanto, há exceções. As estratégias e ferramentas de marketing vêm ganhando espaço em organizações sem fins lucrativos como AACD, SOS Mata Atlântica, Ação Comunitária e Tucca, e já há mais tempo no Greenpeace e WWF, que percebem que investir em ações de marketing é uma alternativa eficiente para conquistar novos apoiadores às causas defendidas.
Para que estas instituições passassem a tratar de comunicação estratégica e marketing, é necessário superar barreiras, derrubar mitos e preconceitos e construir novos conhecimentos que se adequem às suas formas de ver e enfrentar os problemas sociais. Face o momento de transição por que passa a sociedade, é aceitável que alguns princípios elementares do marketing tradicional possam vir a auxiliar as organizações que não tenham por finalidade o lucro, a encontrar novos caminhos para a sua sustentabilidade e desenvolvimento.
Para tanto, é necessário que se utilize com harmonia conceitos e metodologias de trabalho de setores da vida social que tradicionalmente atuam de acordo com lógicas distintas, construindo pontes entre seus diferentes mundos, de modo a aliar visão de resultados e satisfação de clientes, com ações pautadas pela participação e pela visão de desenvolvimento sustentado com foco em valores humanos.
É interessante observar que gradativamente o marketing passa a ser visto como uma metodologia de trabalho que pode perfeitamente ser utilizada a serviço das ideias, atitudes e práticas voltadas para a transformação social. E isto vai ao encontro do fato de que as organizações