Projeto Ide intervenção Cantinho da Leitura
A criação deste projeto veio em meio as observações realizadas no estágio I. Onde pude perceber que o hospital HMJMA passou por um processo transitório bem significativo recentemente, o mesmo passou do militarismo ao humanizado, tornando-se hoje, a passos brandos, um hospital secundário de referência. A criação deste projeto surgiu da observação que fiz do próprio setor de Serviço Social, onde os mesmo tentam a todo tempo tornar o ambiente hospitalar um local mais acolhedor, humanizado. Recentemente, o setor de Serviço Social conseguiu viabilizar 3 televisores para as enfermarias, no intuito de diminuir o cansaço e fadiga, gerada com o internamento. Foi em meio a essa conquista que surgiu minha ideia de projeto, observei que na maternidade o objeto é pouco utilizado pois esta localizado do lado de fora da enfermaria, em um ambiente não muito propício para uma recém parida, então, a partir deste ponto surgiu a criação deste projeto. Este trabalho tem por objetivo a criação de um espaço de leitura voltado as puérperas e acompanhantes do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar – HMJMA. Com intuito de tornar seu estado transitório de internamento em um momento de sociabilização e amenização da ociosidade.
2. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA INSTITUIÇÃO
2.1 Identificação:
Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar
Rua: Princesa Isabel, 1526 Farias Brito – Fortaleza, Ceará.
O HMJMA foi criado pelo decreto nº 527, de 01 abril de 1939, com o nome de Hospital da Polícia Militar do Ceará, pelo governador do estado do Ceará Drº Francisco de Menezes Pimentel (1937-1945) e comandante geral o Coronel Djalma Bymam (1935-1939).
A partir de 13/09/1993, o HMJM passou a atender o Sistema Único de Saúde (SUS) na sua gestão básica e na sua ação especializada, em convênio realizado com a secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA). Essa ação levou o HMJM a uma classificação de hospital de média