Marketing Verde e Logística Reversa
Logística Reversa:
Concordamos com a Logística Reversa pois ela Reversa é, em sua totalidade, a devolução dos produtos. Mas entendemos que essa devolução não pode ser feita de qualquer maneira. A maior preocupação atual tem sido com o meio ambiente e com a preservação do mesmo. E tudo que é posto dentro desse meio tem que ser com total consciência para não acarretar em danos futuros.
E a Logística Reversa não se constitui apenas nos materiais devolvidos, mas também, nos recicláveis que trazem uma redução de custos. O que beneficia a empresa, já que toda e qualquer economia é bem vinda.
Pode-se notar também, que a Logística Reversa é no recolhimento de resíduos sólidos. Devolvendo-os para seu ciclo industrial inicial de uma maneira ambientalmente adequada.
E se falando em meio ambiente, é uma das melhores opções para a preservação. Já que esse processo gera, de certa forma, uma economia para a empresa que a pratica. Assim, as empresas tem utilizado o processo reverso como método competitivo e sustentável.
O Marketing Verde:
Entende-se como o marketing verde, como aquele que se preocupa com as questões ambientais.
E concordamos que ele ocorre e sido uma das principais ferramentas de competitividade dentro das empresas. Como a maior preocupação tem sido o meio ambiente, os consumidores tendem a preferir produtos que sejam “marcados” com essa preocupação devido à conscientização humana e a preocupação com as futuras gerações. Porém isso deve ser aplicado e não apenas exposto. Não adianta uma empresa fazer várias menções de apoio ao meio ambiente e continuar a agir da mesma forma. Essa preocupação deve ser real. E o investimento nisso tem que ser verdadeiro. Reutilizar os produtos com a Logística Reversa, eliminar totalmente o uso de artefatos plásticos do mercado, já que até hoje o ser humano não sabe se desfazer desse tipo de bem e o elimina em qualquer local e a qualquer hora, é um bom começo. E além de fazer mal ao meio ambiente em