tiro com arco
Atualmente existem 2 modalidades de tiro com arco, o arco recurvo, igual ao modelo usado na Idade Média, é o que se usa nos jogos olímpicos. E o arco composto, que jaz uso de um sistema de roldanas para aumentar a energia que é passada para a flecha.
As disputas do tiro com arco são realizadas em 3 tipos de campos. O Indoor (ginásio coberto), Outdoor (campo aberto e plano) e Field (campo aberto e irregular), nesses campos existem pista de 30 metros de largura, onde no final está o alvo. Já a distancia pode variar de 30 a 90 metros e de acordo com o sexo do competidor. Nos jogos olímpicos, desde os jogos de Becelona, só se utiliza a distância de 70.
O alvo tem 1,22 metros de diâmetro e é dividido em 10 setores. O círculo central tem de 12,2 centímetros de diâmetro e as coroas têm, cada uma, 6,1 centímetros a mais de raio. O alvo é colorido com 5 cores dispostas em 10 faixas coloridas: 2 douradas, 2 vermelhas, 2 azuis, 2 brancas.
A pontuação que segue o padrão da FITA (Federação Internacional de Tiro com Arco) é feita da seguinte maneira. Uma flecha no meio vale 10 pontos, no círculo dourado vizinho ao central, 9 pontos, e assim até chegar ao último círculo branco que vale 1 ponto. As flecha que atravessar ou ricochetear o alvo (ou outra flecha) só conta pontos se deixar marcas visíveis. Se acontecer de o arqueiro acertar uma flecha na linha divisória, valerá a maior pontuação.
Nas olimpíadas participam 64 atletas, desses 64 os 32 com mais pontos se classificam para a próxima fase que é feita de modo eliminatório, o 1º pega o 32º, o 2º pega o 31º e assim por diante. Depois de 3 séries de 18 os melhores