TIRO COM ARCO MODALIDADE PARALIMPICA
CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ELEN FREGNANI
MODALIDADE PARALIMPICA TIRO COM ARCO
CRICIÚMA
2014
ELEN FREGNANI
MODALIDADE PARALIMPICA TIRO COM ARCO
Trabalho apresentado a disciplina de Educação Física Para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais para obtenção do grau de Bacharelado no curso de Educação Física da Escola Superior de Criciúma, ESUCRI.
Prof.ª Valéria Terezinha Bernardo
CRICIÚMA 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata de uma modalidade paraolímpica ou paralímpica, o Tiro com Arco. Através deste conheceremos uma pouco mais sobre como acontece esta modalidade, saberemos mais de sua história, como a mesma se divide quais suas categorias e suas provas.
Conheceremos um pouco mais sobre Tiro com Arco já que esta é uma modalidade que pouco é divulgado. Apesar de já existir a modalidade passou a ser conhecida há pouco tempo, e o Tiro com Arco paraolímpico menos do que imaginamos, surgiu apenas a cinqüenta anos.
2 TIRO COM ARCO PARAOLÍMPICO
2.1 Histórico
Por mais de 50 anos, pessoas com deficiência testam sua precisão e perícia nas competições de tiro com arco. A modalidade surgiu como uma atividade de recreação e reabilitação para seus praticantes – em princípio, lesionados medulares. Os primeiros eventos do esporte ocorreram por volta de 1948, nos Jogos de Stoke Mandeville, na Inglaterra. Esta é uma das mais tradicionais modalidades Paraolímpicas, visto que está presente desde a primeira Paraolimpíada em Roma (1960). O Tiro com Arco é uma adaptação do desporto de tiro com arco para atletas com deficiências. O Tiro com Arco Paraolímpico esta sob a alçada do Comitê Paraolímpico Internacional e é um dos desportos nos jogos Paraolímpicos de Verão. Atualmente, 37 países participam no Tiro com Arco Paraolímpico.
Em todas as edições dos Jogos Paraolímpicos, o