Marketing Social
A partir de uma visão clássica, a empresa tem direito ao lucro advindo da comercialização de um bem tangível (produto) ou não tangível (serviço), bem este que vem a satisfazer determinada necessidade, ocorrendo, assim, um processo de troca.
Os deveres estão relacionados à ação comercial desse processo de troca, que deve se basear em princípios éticos e morais que correspondem ás atividades práticas, politicas e comportamentais esperadas por uma sociedade, aplicados ao processo de gestão.
Por meio deste trabalho veremos algumas ações empresariais que tornam frágil a imagem da empresa perante a sociedade onde atua.
Conceito de Responsabilidade social e ética empresarial
A expressão responsabilidade social suscita uma série de interpretações. Para alguns autores, representa a ideia de responsabilidade ou obrigações legal; para outros, é um dever fiduciário, que impõe ás empresas padrões mais altos de comportamento que os do cidadão médio. Há os que a traduzem, de acordo com o avanço das discussões, como prática social, papel social e função social. Outros a veem associada ao comportamento eticamente responsável ou a uma contribuição caridosa.
Há ainda os que acham que seu significado transmitido é ser responsável por ou socialmente consciente, e os que a associam a um simples sinônimo de legitimidade ou a um antônimo de socialmente irresponsável ou não responsável.
Evolução do conceito de Responsabilidade Social Empresarial
Atualmente, muitas empresas destinam parte de seus recursos financeiros às atividades sociais. Essas empresas procuram sanar os problemas da sociedade a partir do Marketing Social. Marketing social é o planejamento e implementação de programas sociais. As empresas tomam a iniciativa onde o Estado não é capaz de agir com bons resultados ou