Marketing Social
Guilherme Berriel
Plínio Rangel
Tamires T. Santos
RESUMO
PALAVRAS-CHAVE:
INTRODUÇÃO
Um assunto que vem sendo cada vez mais discutido nos dias de hoje é a sustentabilidade. Juntamente com esse tema cada vez mais pessoas começam a se preocupar com o consumo consciente e sustentável e cada vez mais empresas buscam se adaptar, seja mudando seus produtos, a forma como eles são produzidos ou até mesmo o comportamento da própria empresa em relação ao meio ambiente de forma a atrair esse novo tipo de consumidor.
Esse artigo tem como principal objetivo tratar sobre greenwashing, consumo consciente e backlash. Será discutido sobre as empresas e como as mesmas se comportam em relação ao meio ambiente, será abordado também esse novo tipo de consumidor que toma suas decisões de compra de acordo com a sustentabilidade das empresas e será tratado sobre pessoas que boicotaram certa empresa que pregava uma postura sustentável que na verdade não possuía.
GREENWASHING NO BRASIL
“Greenwashing” é um neologismo utilizado para se referir a um procedimento de marketing por parte de organizações, com o objetivo de criar uma imagem positiva, uma imagem ecologicamente responsável acerca de seus serviços e/ou produtos, de forma a ocultar ou desviar a atenção dos impactos ambientais negativos que a empresa gere.
Vem crescendo cada vez mais a procura do consumidor por produtos ecologicamente corretos, seja em função do aquecimento global, da preocupação com o meio ambiente ou por outros motivos. O aumento no número de pessoas preocupadas com o consumo de mercadorias sustentáveis, fez com que empresas começassem e se posicionar de modo a suprir essa demanda, algumas de forma clara e verdadeira.
Está nova tendência à sustentabilidade fez com que algumas empresas aproveitassem para divulgar seus produtos como ecologicamente corretos de forma duvidosa e sem dados claros que comprovem o que está sendo afirmado, induzindo o consumidor a conclusões