Marketing Social e a Petrobras
O marketing social é um conjunto de ferramentas estratégicas utilizado por organizações para estabelecer comunicação com o público, divulgando as ações sociais por elas empreendidas. Para Kotler (1992), o marketing social “combina os melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação”.
Quanto à mudança social, Kotler (1992) afirma que ela é uma atividade realizada “por um grupo (o agente da mudança), visando a convencer terceiros (os adotantes escolhidos como alvo) a aceitar, modificar ou abandonar certas ideias, atitudes, práticas e comportamentos”. Portanto a mudança social é o tipo de prática na qual se baseiam as ações de marketing social.
Tendo em vista o funcionamento do marketing social, pode-se afirmar que consiste em investigar as necessidades do público-alvo para que se possam conceber campanhas de comunicação adequadas às mesmas. Para Kotler (1992):“O marketing social gira em torno do conhecimento adquirido através das práticas empresariais: o estabelecimento de objetivos mensuráveis, pesquisa sobre as necessidades humanas, o direcionamento de produtos para grupos especializados de consumidores, a tecnologia de posicionamento de produtos que atendam a necessidades e desejos humanos e a comunicação eficaz de suas vantagens, a constante vigilância de alterações no meio ambiente e a capacidade de se adaptar à mudança.” O objetivo das organizações que fazem uso do marketing social é a mudança social conforme o interesso público, podendo elas ser governamentais, corporações privadas com fins lucrativos ou grupos da sociedade civil – estes últimos, componentes do terceiro setor.
Vejamos como a Petrobras, uma de nossas maiores empresas, atua na área do marketing social. Marketing Social na Petrobras
A Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRAS – iniciou suas atividades no setor de petróleo no Brasil em 1953 e, desde então vem atuando de forma constate em programas