Marketing produtos
O Marketing do produto lida com o primeiro dos “7 Ps” do marketing, que são o produto, a atribuição de preço, o posto de venda, a promoção, a embalagem, o posicionamento e as pessoas.
O marketing do produto lida com a comercialização produto a clientes potenciais, a clientes regulares e a outros. O marketing do produto, como emprego dentro de uma empresa, também difere de outros empregos na área do marketing tais como comunicações de marketing, marketing de internet, publicidade, estratégias de marketing, relações públicas, etc.
Um mercado de produto é algo que é mencionado quando se apresenta um novo produto ao público em geral. As pessoas que o produto está a tentar atrair são o mercado de consumidores. Por exemplo: se estivesse a apresentar um novo jogo para uma consola de jogos ao público, o mercado de consumidores seria, provavelmente, o mercado de jogos de consola para homens adultos (dependendo do tipo de jogo). Assim, conduziria estudos de mercado para descobrir a melhor forma de lançar o jogo. Do mesmo modo, uma cadeira de massagens não atrairia crianças mais novas, por isso comercializaria o produto para uma geração mais velha.
A definição de mercado de produto concentra-se numa afirmação limitada. Concentra-se no tipo de produto, nas necessidades do consumidor (necessidades funcionais), no tipo de consumidor e na área geográfica.
O papel do marketing do produto
O marketing do produto num negócio aborda cinco questões estratégicas importantes:[1]
Que produtos serão oferecidos (i.e., a extensão e a profundidade da linha de produtos)?
Quem serão os clientes alvo (i.e., os limites dos segmentos de mercado a serem abastecidos)?
Como é que os produtos os alcançarão (i.e., o canal de distribuição e se existem possibilidades viáveis para desenvolver um modelo de negócio sólido)?
A que preços deverão os produtos ser vendidos?
Como serão os produtos apresentados aos clientes (i.e., publicidade)?
Marketing do produto vs. gestão