Marketing do produto
Existem vários conceitos do termo produto feitos por diversos autores, mas que se fecham sempre na mesma definição. Dentre eles, podemos destacar:
"Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo" (KOTLER, 2000, p. 416). Podem ser tangí¬veis (fí¬sico, podem ser tocados) e intangí¬veis (são os serviços, não podem ser tocados), para organizações e para consumidores. O produto é o primeiro elemento do Composto Mercadológico: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto. A propaganda, o preço e a distribuição só podem ser definidas após um estudo do produto e da identificação de seu mercado-alvoQuais produtos produzir e vender, quais novos produtos acrescentar, quais abandonar, em que estágio do ciclo de vida o produto se encontra, quantos produtos o portfólio deve ter, são apenas algumas das preocupações encontradas na Gestão de Produto
Os produtos comercilizados não se limitam apenas em aspectos fisícos podendo também ser considerados: serviços,experiências, eventos, pessoas, lugares,propriedades, organizações, informaçõese idéias.
“O Sucesso de um produto no mercado está freqüentemente relacionado a Percepção do seu Valor pelo Consumidor”.
Hierarquia de Produto
Todo produto é relacionado a outros demais. As hierarquias do produto abordam desde as necessidades básicas até chegar a itens particulares que são responsáveis pela satisfação de tais necessidades. Temos, identificados, sete níveis de hierarquia de produto, são eles:
1) Família da Necessidade: é a necessidade núcleo que fundamenta a família do produto.
2) Família de Produtos: são todas as classes de produtos que podem satisfazer a uma necessidade-núcleo com razoável eficácia.
3) Classe de Produtos: grupo de produtos dentro da família do produto reconhecido como possuindo coerência funcional.
4) Linha de Produtos: grupo de produtos dentro de uma classe de produtos que estão diretamente relacionados porque