Marketing pessoal
Ter uma marca pessoal é impor uma diferenciação frente as outras pessoas. É importante lembrar que essa marca não nasce com agente, ela deve ser construída.
O que é Marketing Pessoal?
Marketing pode ser definido como um conjunto de ações que visa promover o lançamento, o desenvolvimento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado.
Marketing pessoal segue o mesmo plano de ação, com o objetivo de aumentar a aceitação e fortalecer nossa imagem perante as pessoas, seja no ambiente de trabalho, acadêmico, familiar, etc. Ele significa a projeção dessa marca pessoal.
Teste: “O que as pessoas pensam de mim quando meu nome é citado?”.
A embalagem
Quanto vale a marca dessas pessoas?
O valor da sua marca pessoal:
Você contraria alguém como você?
A aparência é a primeira coisa que observamos no primeiro contato com qualquer pessoa/objeto. Por exemplo, comprando frutas nós selecionamos aquelas que nos parecem mais bonitas, frescas e viçosas; ou em uma festa nós olhamos primeiro aquelas pessoas com roupas bonitas e cabelos arrumados; ao escolhermos uma viagem damos preferência a uma localidade cuja paisagem nos chame atenção.
Todos sabemos que não será possível causar uma segunda boa impressão, por isso a “embalagem” é o princípio de tudo. Para tanto, é importante nos atentarmos aos seguintes aspectos:
a. Aparência:
Banho tomado, cabelo cortado, unhas aparadas, dentes escovados. Parece óbvio demais, mas há quem negligencie isso. Estes eventos, por mais elementares que sejam, representam o ponto de partida da construção de sua imagem.
b. Trajes:
Para cada ambiente há uma vestimenta apropriada, da mesma forma como você não irá à praia calçando sapatos sociais você não irá trabalhar com roupas informais demais. E muito cuidado com o casual day, aquelas sextas-feiras insanas nas quais muita gente se revela de forma comprometedora.
c. Acessórios:
Anéis, correntes, brincos, pulseiras, enfim, acessórios