Marketing pessoal
RESUMO
Vive-se atualmente um período de rápidos avanços em todos os setores da sociedade, e onde pessoas e empresas têm certa dificuldade de acompanhar o incessante e rápido ritmo do mercado. E este ritmo é ditado pelo próprio mercado e pela concorrência entre as empresas que estão constantemente em busca da expansão da atuação e influencia sobre o mercado. Sendo assim, todos os bons profissionais contemporâneos têm a consciência de que as empresas analisam muito mais que a sua experiência profissional. Tem-se atualmente uma grande preocupação com o capital intelectual e a ética, sendo estes fatores fundamentais na definição do perfil daqueles que se tornarão parceiros e colaboradores. Sendo assim, o marketing pessoal tornou-se a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, bem como sua comunicação e apresentação trabalhem a seu favor no ambiente profissional. E quanto maior for a auto estima do profissional, melhor o seu desempenho, uma vez que a mesma é a capacidade que a pessoa tem de confiar em si própria e se sentir capaz de poder enfrentar os desafios da vida. Baseando-se nestes fatores é que se buscou a realização de uma pesquisa bibliográfica para a realização deste trabalho, buscando focalizar sempre a importância do marketing pessoal na vida dos profissionais contemporâneos.
Palavras-chave: Estratégia. Ética. Autoestima. Motivação.
1. INTRODUÇÃO
O cenário atual do trabalho está voltado para ambientes em contínuas mudanças, enfrentando concorrência cada vez mais acirrada, exigências de uma maior produtividade, redução de custos e prazos cada vez menores para apresentarem resultados eficazes, enfrentando situações em que os problemas são cada vez mais complexos.
Neste contexto de complexidade e competitividade, um dos maiores desafios é otimizar a gestão de recursos humanos, destacando-se o Marketing Pessoal, evidenciado por diversos autores como fator de