Marketing para o sécculo 21
662 palavras
3 páginas
centro universitário ritter dos reisTIAGO DA SILVA DE OLIVEIRA
RESUMO DO CAPITULO 1
PORTO ALEGRE – RS
2012
Conceitos e tarefas da administração de marketing
Marketing pode ser definido de varias formas diferentes. Podemos dizer que ele tem como objetivo suprir as nossas necessidades de forma lucrativa, mas esta seria uma maneira muito simples de definir algo tão complexo. Segundo a American Marketing association “o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu publico de interesse.” Sendo assim no marketing há escolha de um mercado alvo e a fidelização deste mercado, com a criação, entrega e comunicação de um valor que superior para o cliente.
Então para que ocorra um marketing bem sucedido é necessário que haja a troca e transação, troca é o conceito central de marketing, é a obtenção de algo oferecendo algo em troca, para isso é necessário cinco condições: que haja duas partes; que as duas tenham algo que a outra parte deseje; que haja capacidade de comunicação em ambas as partes; que sejam livres de aceitar ou não a troca; que ambas acreditem ser necessário participar da troca. Transação é o ato da troca, quando uma parte da X e recebe Y da segunda parte.
Como o marketing é algo muito amplo ele pode ser aplicado em quase tudo, em bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias. Tudo com o objetivo de promover ou de transações entre a parte que faz o marketing e o publico alvo.
Profissionais de marketing são basicamente as duas partes, pois se o profissional de marketing, propriamente dita, e o cliente potencial deseja fazer uma transação entre si, ambos são profissionais do marketing.
O mercado antigamente era o local físico onde vendedor e comprador se reunião