Marketing no séc. xxi
As mudanças ocorridas nas últimas décadas, principalmente no que diz respeito à tecnologia da informação e comunicação, em especial a internet e por consequência as redes sociais, tem provocado uma gigantesca transformação no marketing.
Os clientes estão exigindo cada vez mais qualidade e serviço superiores, mostram menos fidelidade e mais sensibilidade em relação ao preço. Kotler descreve a situação nos seguintes termos:
Os fabricantes de marca então enfrentando concorrência acirrada de marcas locais e estrangeiras, (...) Eles estão sendo assolados ainda por poderosos varejistas que disponibilizam espaço limitado nas prateleiras e estão lançando suas próprias marcas para concorrer com marcas conhecidas. Os varejistas estão sofrendo devido a uma superlotação do varejo (...) os comerciantes estão lidando com margens de lucros cada vez menores. Em resposta, os comerciantes empreendedores estão colocando entretenimento à disposição em suas lojas, como cafés, palestra, demonstrações e apresentações. Eles estão comercializando uma experiência, em vez de variedade de produtos.
Em decorrência da nova realidade dos mercados, as empresas estão mudando em vários aspectos. Eis algumas tendências atuais:
• Reengenharia: substituir os departamentos funcionais por equipes multidisciplinares, organizadas segundo processos;
• Terceirização: não mais realizar todas as tarefas no âmbito da empresa e passar a comprar mais bens e serviços de terceiros.
• E-commerce: disponibilizar produtos na Internet. Os consumidores podem acessar informações e simplesmente clicar para encomendar e pagar. Compras de empresa para empresa também estão crescendo rapidamente na Internet.
• Benchmarking: estudar “o desempenho de empresas de classe mundial’ e adotar as melhores práticas”.
• Alianças: não mais tentar ganhar sozinho e passar a formar parcerias.
• Parceiros-fornecedores: utilizar um menor número de fornecedores mais confiáveis (relacionamento de