marketing necessidades
Vivemos hoje em um mundo globalizado onde graças ao aumento da tecnologia, das ciências e a facilidade dos meios de movimentação, boa parte da população consegue atender suas necessidades e na grande maioria alguns dos seus desejos.
Um exemplo disto é um simples banho. Atendemos a necessidade do tomar banho e também o desejo da marca escolhida para o sabonete, shampoo, condicionador, etc.
Esses desejos estão relacionados à mudança da cultura. No passado tomávamos banho apenas com água e sabão, hoje se o individuo possui o desejo e mais o poder de compra ele poderá escolher alguns desses produtos citados para fazer parte do seu banho. Para esse poder de compra damos o nome de demanda.
O exemplo de desejo citado acima é um desejo que hoje consideramos muito simples e que grande parte dos consumidores nem consideram como desejo, e sim como necessidade. Mas podemos dar um exemplo de um desejo mais complexo e que grande parte da população não tem o poder de compra.
São os produtos voltados para consumidores com poder de compra bem mais elevado. Esse consumidor tem como perfil, adquirir produtos exclusivos, ou seja, prefere encomendar em um alfaiate seu terno sob medida, na cor preferida, com o tecido que melhor lhe agrade ao comprar o terno em uma loja especializada em roupas masculinas e correr o risco de outra pessoa comprar um terno igual ao dele. Esse tipo de consumidor preza pela exclusividade, as vezes até faz questão de customizar o produto, reforçando a exclusividade do produto. O mercado para esse público é conhecido como mercado de consumidor individual.
Segundo Marshall Mcluhan , o progresso tecnológico fará com que o planeta passe a ser considerado como uma aldeia global, ou seja, que todos os homens terão acessos iguais em todo o planeta.Mas alguns críticos discordam desse conceito, dizem que isto está muito longe de acontecer, pois em nosso planeta existem países como a Tanzânia, Ruanda, República do Congo, Angola, Guine