Marketing na cidade da criança
O presente trabalho tem por objetivo analisar o público alvo e as ações de marketing em relação à Cidade da Criança, parque ecológico localizado na cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo. É um complexo paisagístico com potenciais importantes, porém não tem a atenção merecida. Esse aproveitamento pode ser feito por meio de estratégias de marketing. O primeiro passo é traçar o público alvo deste parque, ou seja, quem são os frequentadores.
O marketing turístico tem um importante papel no incentivo ao turismo de uma determinada localidade. É necessário, para tanto, que haja planejamento adequado, com boas estratégias para a valorização do local. Segundo Pereira (2001, p. 38) Podemos, grosso modo, resumir as razões do fracasso por falta de planejamento, conhecimento para elaborá-lo ou perseverança para implementá-lo. Por essa razão entendemos o plano de marketing turístico como uma forma de viabilizar um futuro desejado em termos de mercado, pré-determinando as ações para atingi-lo. (PEREIRA, 2001, p.38)
Para identificar o público alvo da Cidade da Criança foi aplicada uma pesquisa e constatou-se que o público alvo não são moradores da cidade e sim a comunidade da região. Com base nisso, foram propostas duas ações, uma voltada aos moradores, que não conhecem o potencial turístico do parque; e para a comunidade, visto que foi traçado o perfil do público e, dessa forma, as ações podem ser direcionadas.
Este trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro foi abordada a relação entre o turismo e o marketing. No segundo capítulo caracterizou-se a empresa analisada, ou seja, a Cidade da Criança. E no último capítulo foi feita uma análise dos dados da pesquisa e a identificação do público alvo.
1. O MARKETING NO TURISMO
1.1 Marketing
O marketing é o ato de apresentar o produto e convencer o cliente das qualidades oferecidas. De acordo com Philip Kotler (2000, p. 30), “marketing é um