Marketing Multinível em Gestão Desportiva
1. Introdução
A gestão de eventos desportivos, mais especificamente com relação ao futebol brasileiro, carece de maior planejamento e gerência, visto que a renda obtida com a venda de ingressos para tais eventos desportivos ainda é muito baixa, isto se considerarmos seu grande potencial de arrecadação e a imensa paixão dos brasileiros pelo futebol.
Embora os grandes clubes brasileiros tenham um cuidado especial com o marketing esportivo, departamento de marketing e profissionais altamente qualificados, raramente surge algo inovador e de alta eficiência na obtenção de renda e grande diversidade de informações que venham a produzir um mapeamento dinâmico de seu público-torcedor, fornecedores de matéria-prima para a produção de ações de marketing eficientes na obtenção de renda e semear a pró-atividade do público-torcedor em seu crescimento e sua fidelização com o respectivo clube.
As redes sociais mostram ser uma ferramenta de comunicação eficiente, contagiante e gratuita, ou seja, um campo aberto para obtenção de dados estatísticos e sua utilização em prol do marketing esportivo.
O método conhecido como Marketing Multinível representa hoje nos Estados Unidos 96,7% dos US$ 32,18 bilhões de faturamento do setor de Vendas Diretas (fonte: DAS - Direct Selling Association), enquanto no Brasil, fica em menos de 10%, embora em franco crescimento. A grande aceitação desta estratégia de vendas é visível, e dentre as empresas que a utilizam são: Gillete, Xerox, Chrysler, Coca-Cola, Ford, GM, IBM, Motorola, Sul América, NCR, Quaker, Sharp etc.
O trabalho aqui apresentado consiste em demonstrar uma nova proposta de gestão e marketing aos clubes esportivos através da implantação de um sistema computacional interoperante com uma rede social populada por torcedores e simpatizantes de seus respectivos clubes desportivos, sendo este, um meio produtor de incentivos de cunho financeiro,