Marketing internacional
1. Introdução
Neste presente trabalho, iremos abordar, numa visão mais abrangente o Marketing Internacional. Marketing Internacional é o processo que visa identificar os produtos e serviços que os consumidores de diversos países desejam, seguido da busca de uma solução eficaz para esses desejos, com um preço competitivo e com uma distribuição adequada e abrangente. Veremos que o processo difere-se do local, pois é necessária a adaptação às necessidades do país que será objeto de investimento. Essas mudanças ocorrem em cinco áreas prioritárias: o acesso ao mercado, decisões de produto, estratégias de promoção, decisões de preço, e estratégias de distribuição e ponto de venda. O desenvolvimento local dos produtos baseia-se nas necessidades dos consumidores locais. Os profissionais de marketing precisam ser considerados policêntricos, para poder reconhecer o que cada mercado/país tem de diferentes necessidades, as quais se denominam variáveis de negociação.
2. Marketing Internacional
No que diz respeito ao Marketing Internacional, é primordial entender vários aspectos da vida de cada região, povo, nação em que se vai lidar. É de fundamental importância entender a língua, comportamentos, valores e crenças. Cada país tem as suas particularidades, trabalhar no ambiente interno se torna bem mais cômodo pela proximidade e conhecimento da cultura e geografia locais e isso facilita na hora de responder às demandas de seu público.
É preciso ficar atento com alguns detalhes muito importantes para poder penetrar a cultura dos povos, o “marketing mix” (Produto, Preço, Praça e Promoção) é uma ferramenta importante quanto ao marketing internacional. Vejamos umas informações essenciais:
• Qual produto vender e como vendê-lo?
• O preço no mercado externo sempre será mais elevado do que no seu país de origem, devido aos impostos alfandegários e aos custos logísticos;
• Em qual país será inserido o produto? Qual canal de