Marketing Estrategico
Evalena Lima Cabral (1); Patrícia Morais da Silva (3) ,Mitchell Figueiredo de Azevedo (4)
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes / Departamento de Comunicação e Turismo /
RESUMO
Este artigo se destina a contextualizar a comunicação estratégica e o composto de marketing no âmbito das micro e pequenas empresas de João Pessoa. Trata-se de uma análise, de como e de que maneira as MPEs da cidade de João Pessoa exercita a prática de tais ferramentas. O presente artigo atende ao pré-requisito de análise teórico-prática que é exigido pelo projeto de extensão Consultoria de Comunicação para micro e pequenas empresas de João Pessoa (UFPB). É sabido que as MPEs são responsáveis por grande parte da economia e dos empregos gerados no País e em João Pessoa não acontece diferente, por isso a importância de conhecer a realidade desses pequenos empreendedores e analisar à luz de diversos autores os pontos onde a comunicação e o marketing auxiliariam no processo de desenvolvimento das MPEs.
Palavras-chave: Comunicação Estratégica; Composto de Marketing e micro e pequenas empresas.
1. Introdução O mercado consumidor torna-se a cada dia mais competitivo, exigindo das organizações uma postura pró-ativa em suas relações comerciais. Independentemente do tamanho da empresa alguns fatores fazem com que algumas se consolidem no mercado em detrimento de outras. Em nosso artigo direcionamos os estudos da comunicação estratégica e do composto de marketing às micro e pequenas empresas como alternativa às dificuldades dos pequenos negócios.
Segundo o SEBRAE-SP, existem no Brasil 5,1 milhões de empresas, desse total, 98% é micro e pequenas empresas. Os pequenos negócios (formais e informais) respondem por mais de dois terços das ocupações do setor privado e 20% do PIB. As MPEs podem ser classificadas de acordo com o número de