Marketing essencial
A revolução proporcionou novos recursos aos consumidores e às empresas. Enquanto a Era Industrial caracterizava-se pela produção e pelo consumo de massa, por altos níveis de estoque, por anúncios em toda parte e por descontos, a Era da Informação permite níveis mais precisos de produção, comunicações mais direcionadas e determinação de preços com base em informações de melhor qualidade.
Os profissionais de marketing podem se envolver no marketing de dez grupos (bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias). Eles podem operar nos seguintes mercados: consumidor; empresarial; global, sem fins lucrativo e governamental. Marketing é um processo socio por meio do quais indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre comercialização de produtos e serviços. Administração de marketing é a arte e a ciência de escolher mercados-alvo e captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entrega e comunicação de valor superior para eles.
Em vez de tentar satisfazer a todos, as empresas segmentam seus mercados e desenvolvem uma oferta que é posicionada na mente dos consumidores do mercado-alvo. Necessidades – exigências humanas básicas – tornam-se desejos quando são dirigidas a objetos específicos capazes de satisfazê-las. As empresas satisfazem necessidades com uma oferta que representa uma proposição de valor. Ofertas de sucesso entregam valor e satisfação aos clientes.
Toda troca exige pelo menos duas partes – ambas com algo de valor ara a outra parte, com capacidade de comunicação e de entrega, com liberdade para aceitar ou rejeitar a oferta e com a certeza de ser adequado negociar com a outra parte. Um acordo para a troca constitui uma transação, que é parte de um conceito maior: o marketing de relacionamento. Por meio do marketing de relacionamento, as organizações visam à construção de vínculos duradouros mutuamente