Marketing Esportivo
Segundo Felipe Cruz Demarqui (TCC\UNICAMP-12/2008) futebol hoje em dia é muito mais comercializável do que era algumas décadas atrás. Diversos agentes estão envolvidos nos clubes, nas federações e nas competições. Os clubes devem tentar profissionalizar sua administração o quanto antes, a fim de conseguirem obter ganhos extras antes de seus concorrentes.
A falta de profissionalismo dos dirigentes nos clubes levantou uma questão que poucos clubes brasileiros aderiram “CLUBE EMPRESA”, para que em substituição ao amadorismo entre em cena o profissionalismo.
Como o marketing esportivo pode auxiliar os clubes a vender os produtos e a criar valor à imagem do time para sair dessa crise financeira¿
1.1 OBJETIVOS
O objetivo principal é mostrar a crise financeira dos clubes brasileiros.
Pra entendermos melhor o objetivo destacarei como o futebol virou um negócio.
No inicio o esporte era tido apenas como um passa tempo, principal-mente para os trabalhadores das fábricas se descontraírem. À medida que os times foram surgindo rivalidades foram se acirrando e a vontade de vencer foi sobressaindo, o futebol começou a tomar outros rumos. Começaram os pagamentos de salários a jogadores visando atraí-los para os times a fim de formar um esquadrão melhor. Posteriormente as transações de jogadores surgem também como um meio de reforçar sua equipe e buscar vencer os jogos e campeonatos.
Porem, a grande revolução no futebol começou em meados da década de 80 e ainda vemos reflexos dela nos dias de hoje. O futebol passa a ser tratado como negócio: o que antes era tratado apenas entre clubes e jogadores começou a envolver um numero muito maior de agentes: clubes, jogadores, empresários, televisão patrocinadores,