marketing esportivo
O personagem principal é o lobista Nick Naylor, que se utiliza de toda sua habilidade para vender cigarros, é articulado e inteligente, mas ao mesmo tempo transmite calma e confiança.
Percebe-se com o decorrer do filme as engrenagens da manipulação pública e o jogo de forma explícita do lobby nos Estados Unidos.
Faz parte de um grupo de amigos denominado de “esquadrão da morte” que costumam reunir-se a fim de discutir sobre qual setor mata mais gente por ano, seja no setor bélico ou alcoólico.
Defende que o argumento é um grande triunfo, onde tenta passar para seu filho a lição de que até mesmo um assassino de criança merece uma defesa competente, logo, todos merecem uma defesa justa e plausível, mesmo que seja uma indústria que mata milhões de pessoas por ano.
Afirma ainda que qualquer ponto de vista por mais sórdido e sujo que seja, pode ser defendido com competência.
A moralidade da questão não está em jogo, mas sim a habilidade dos argumentadores, ou seja, se você é capaz de vender cigarros é capaz de vender qualquer coisa.
O VENDEDOR IDEAL
Para ser um bom vendedor deve gostar daquilo que faz ter paixão em vender.
Existem dois tipos de paixão, o vendedor do passado, no qual vender para ele é atingir metas, tirar o máximo do cliente, enxerga apenas suas necessidades e não as do cliente vende uma única vez.
Hoje o vendedor cria um relacionamento mais próximo com o cliente, ele não quer vender uma só vez, quer ser seu fornecedor preferencial. O objetivo do vendedor é entender as necessidades do cliente, é ajudar o cliente e por consequência atender bem, vai atender suas próprias necessidades como profissional.
Ao entrevistar um vendedor é possível identificar se ele gosta de ajudar as pessoas ou se é do tipo egoísta que gosta de levar vantagem em tudo. Também neste momento é possível definir o perfil do vendedor. O vendedor deve ser curioso dentro do foco da venda para não se tornar uma pessoa desagradável.
Deve ser