Marketing Esportivo Um Estudo De Caso Do Time Cear Sporting Club
7053 palavras
29 páginas
1. INTRODUÇÃO2.1 DEFININDO O MARKETING ESPORTIVO E OBJETO DE ESTUDO
O marketing esportivo é um segmento do marketing que abrange a promoção e a divulgação de patrocínios em eventos esportivos, equipes e atletas individuais cujo principal foco é promover seus produtos ou serviços por meio do patrocínio esportivo.
O marketing esportivo se torna rentável, pois possibilita uma vantagem competitiva na concorrência com outras empresas, pois ao divulgar a sua marca em um time, equipe ou esportista, chamam a atenção de um grupo de consumidores que acompanham aquele tipo de esporte promovendo, então, uma maior aproximação com aquele grupo, na tentativa de construir uma identidade junto àquela clientela, objetivando futuramente a conquista de potenciais clientes e a sua manutenção, com foco no incremento das vendas.
O prestígio que advém da imagem e da reputação de um determinado time ou atleta, por exemplo, reflete na imagem positiva da empresa que o patrocina, trazendo justamente com esta imagem, um público que possivelmente acompanhará a marca em função de sua "lealdade" ao time ou atleta.
O marketing esportivo é visto por algumas empresas como uma forma alternativa de alcançarem consumidores no momento em que estes estão praticando, vendo ou se informando sobre seu esporte favorito. Isso envolve o incentivo à realização de transações que se inter-relacionam, tendo como centro o esporte e seus atores: os consumidores e a marca.
Estas relações atuam em uma via de mão dupla. De um lado, as empresas investidoras voltadas para a consolidação da geração de valor de um produto no âmbito esportivo, culminando com a obtenção de resultados junto ao público. De outro, o próprio público interessado em consumir eventos e produtos do esporte em si tornando-se sensíveis às mensagens destas organizações que demonstram uma clara identidade com suas preferências. Esta relação torna-se