Marketing de relacionamento e fidelização dos clientes
Considerações à cerda dos conceitos de Marketing
O Marketing deve ser compreendido não só no antigo sentido de vender, mas também satisfazer as necessidades do cliente. Quando um profissional de Marketing realiza um bom trabalho para a identificação das necessidades dos clientes como definir preços e realizar promoções, esses produtos terão mais facilidades de serem vendidos. Dentre outros princípios, o Marketing busca fazer com que os produtos supérfluos saiam das gôndolas.
Podemos definir o Marketing como um grande conjunto de ferramentas que trabalham juntas para atingir o mercado. Essas ferramentas são: necessidades, desejos, demandas, produtos, valor, satisfação, qualidade, troca, relacionamentos e mercados. Ferramentas estas, que serão abordadas logo mais no próximo tópico.
Segundo Kotler e Keller (2006) muitas pessoas pensam que só grandes empresas comerciais operam em economias altamente desenvolvidas usando o marketing, mas o marketing é sólido e vital para o sucesso de qualquer organização seja ela grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos. A função do Marketing nada mais é que lidar com negócios e clientes, criando valores e satisfação, é o ponto central do pensamento e da prática do Marketing moderno.
Para atingir metas organizacionais, as empresas precisam proporcionar a satisfação desejada de forma eficiente. Não significa que a empresa deve tentar dar aos clientes tudo que eles desejam devendo equilibrar a geração de mais valor para os clientes com obtenção de lucro para empresa. Sendo um equilíbrio muito delicado, atendem as ‘necessidades lucrativamente’.
O cliente não depende de nós, nós é quem dependemos do cliente. O cliente não interrompe nosso trabalho, ele é produto do nosso trabalho. Não fazemos um favor quando o serviço, ele é que nos da a oportunidade de servi-lo. O cliente não é alguém que devemos discutir ou argumentar ninguém jamais ganhou uma discussão com o cliente. O cliente é uma pessoa que nos procura com