Marketing 1 2 3
Objectivo da Cadeira
Descrever e transmitir aos estudantes os conceitos fundamentais do Marketing, numa perspectiva diacrónica, sensibilizando-os para a sua importância.
Assim também, visa familiarizá-lo com a terminologia indispensável à compreensão e ao exercício da função de marketing no seio das empresas e outras organizações e disponibilizar-lhes conhecimentos que darão suporte a um vasto número de outras disciplinas do curso
KOTLER, P. e ARMSTRONG, G; Introdução ao Marketing; LCT, Lisboa, 2000.
KOTLER, P.; Administração do Marketing; 10ª edição, Prentice Hall, São Paulo;2000.
LENDREVIE, J. Et al; Mercator 2000: Teoria Prática do Marketing ;Dom Quixote, Lisboa;2000.
PIRES, Aníbal. Marketing; Verbo, Lisboa;1991.
1.O Conceito de Marketing
Apesar de encontrarmos suas raízes ao longo da história da humanidade, na própria génese do comércio, o marketing é um campo de estudo novo, comparando-o com os demais campos do saber.
O Estudo de mercado surgiu na necessidade dos industriais administrarem a nova realidade oriunda da revolução industrial que causou uma transformação de um mercado de vendedores para um mercado de compradores. Neste estágio o marketing ainda é inseparável da economia e da administração clássica, pois inicialmente à sua preocupação era puramente de logística e produtividade, para a maximização do lucro.
Os consumidores não tinham poder de negociação e a concorrência era praticamente inexistente. Tal realidade manteve-se inalterada até fins da segunda guerra mundial quando então, reagindo ao crescimento da concorrência, as empresas começaram a utilizar métodos de como captar e fidelizar os seus consumidores.
Na maior parte das empresas, o marketing ocupava há 50 anos atrás um lugar modesto no organigrama de uma empresa, composto por alguns vendedores e empregados e muitas vezes estavam subordinados ao director de produção ou director comercial. Mais aos poucos, essa