Mark up
No processo de estabelecimento de preços de produtos e de serviços é utilizado como muita freqüência o conceito de Mark-Up . Em termos simples, Mark-Up , é um coeficiente multiplicador ou divisor que aplicado sobre o custo do produto ou serviço, gera o respectivo preço final. Fundamentado no conceito mencionado acima, calcule o preço final para mercado interno e mercado externo de um determinado produto adquirido por $ 300,00 a vista. Os elementos constitutivos do preço final são os seguintes: Icms de 12% , Pis de 0,65% Cofins de 1,0% , Comissão 4% para mercado interno e 10% para mercado externo, Frete de 2% para mercado interno e 6% para mercado externo, Despesa de Administração de 6% , Despesas com Vendas de 8% para mercado interno e 4% para mercado externo, Lucro Liquido objetivado é de 8% para mercado Interno e de 5% para mercado externo, Imposto de Renda e Contribuição Social sobre lucro de 30% para mercado interno e 0% para mercado externo.
Obs: 1)Fique atento para alguns elementos que não incidem sobre a formação do Mark-up para exportação, tais como: Icms, Pis/Cofins e outros elementos especificados no enunciado 2) O Mark-Up deverá ser apurado com 4 casas decimais.
Pede-se:
1. Calcular o preço de vendas sugerido tanto para o mercado interno como para o mercado externo e na seqüência calcule a prova;
2. Calcular o DRE projetado , somente até o lucro bruto, levando-se em consideração a venda de 150.000 unidades para o mercado interno e de 285.237 para o mercado externo, utilizando-se do preço de vendas encontrado através do mark-up;
3. Calcular o DRE projetado , somente até o lucro bruto, levando-se em consideração a venda de 150.000 unidades para o mercado interno e de 285.237 para o mercado externo, utilizando-se do preço de vendas praticado pela empresa:
No mercado interno R$ 1.237,48
No mercado externo R$ 457,44
4. Após calculo do mark-up e consequentemente do