marinha mercante e o pré-sal
O petróleo está localizado na camada chamada de pré-sal, a cinco quilômetros do solo do oceano e, especialistas vem se preocupando com o processo de exploração do petróleo já que, devem-se desenvolver novas tecnologias e terem a cotação do mercado para se tornar viável.
O governo brasileiro propôs a criação de um fundo social com a arrecadação da renda do petróleo. Com esse fundo investir na educação, na diminuição da pobreza e investir na área da ciência e da tecnologia. Ou seja, no desenvolvimento até de fontes energéticas mais limpas.
A Marinha mercante tem um importante papel nessa nova era do pré-sal. Em virtude da exploração e do transporte, tem havido alguns acidentes ambientais como o derramamento de petróleo no mar como o acidente com a plataforma Chevron fazendo com que haja uma preocupação com o ecossistema. A segurança marítima possui um modelo de desenvolvimento global ligado aos aspectos ambientais: questões ligadas à poluição causada por navios, transporte e exploração de petróleo e gás e demais atividades. Todavia, percebe-se a necessidade de uma revisão no que se refere à sustentabilidade e a segurança marítima, principalmente no sistema normativo nacional e na parte de prevenção e controle do meio ambiente. Por isso é necessário que o Brasil tenha leis mais eficazes ao se tratar do transporte marítimo.
Com o pré-sal o Brasil vem se tornando uma potência e vem ganhando destaque de investidores do mundo todo, trazendo com isso um enorme crescimento na indústria naval devido ao elevado número de exportações de produtos e serviços e estar gerando um fluxo comercial importante. Como por exemplo, a China que já opera como parceira do Brasil no comércio exterior, os Estados Unidos que assinaram um tratado de incentivo ao transporte de mercadorias por via marítima. Com isso, há uma transformação crescente e acelerada no cenário econômico brasileiro, sobretudo com a criação do PAC (Programa de Aceleração do