MARINA
CAMPUS DE XANXERÊ
CURSO DE AGRONOMIA
MARINA DESSORDI
DIFERENTES SISTEMAS DE AQUECIMENTO EM AVES DE CORTE
XANXERÊ/SC
2014
MARINA DESSORDI
DIFERENTES SISTEMAS DE AQUECIMENTO EM AVES DE CORTE
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Agronomia, Área das Ciências Exatas e da Terra da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Xanxerê, como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de Metodologia da Pesquisa.
Orientadora: Prof. Marcia Smaniotto
Xanxerê/SC
2014
Introdução
A região sul se divide por três estados. O Estado do Paraná há predominância do clima tropical, principalmente na área norte. Já no sul do estado predomina o clima subtropical úmido. Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul recebem maior influência das massas de ar frias do Polo Sul, e, portanto, apresentam predominância do clima subtropical úmido. A região sofre influência, principalmente no inverno, da Massa Polar Atlântica que é úmida e fria. O sul é a região que apresenta menores temperaturas do Brasil, na estação do inverno. Em várias regiões do RS e SC ocorrem geadas. Já em regiões serranas, caso das Serras Gaúchas e Planalto Serrano de Santa Catarina, há ocorrência de geada e neve nos dias mais frios do ano. Nestes dias as temperaturas costumam ficar abaixo de zero. (TINÔCO, 2001)
A temperatura média anual na região sul do Brasil fica entre 16 e 22°C. No litoral dos estados de Santa Catarina e Paraná prevalecem aspectos climáticos tropicais. Temperaturas médias anuais em torno de 21°C e chuvas concentradas no verão. (TINÔCO, 2001)
De certa forma a região por seu clima temperado e úmido requer que os aviários sejam mantidos aquecidos nas duas primeiras semanas de vida das aves até que consigam fazer isso naturalmente através do crescimento das penas que