Marina loures
1.INTRODUÇÃO:
A prática de exercícios físicos trás para as pessoas não só um grande beneficio corporal, mas também á saúde e a qualidade de vida , isso ocorre nas pessoas que praticam as atividades em uma quantidade digamos que normal para o equilíbrio do corpo. No esporte competitivo (alto rendimento) nem sempre estas práticas significam o equilíbrio do organismo.
Os grandes desgastes podem acarretar problemas sérios nestes atletas caso os treinamentos não estejam ligados diretamente a uma nutrição muito bem elaborada. O atleta de alto nível precisa ter consciência que para se preparar para tal esforço físico é necessário dedicação e disciplina e sem duvida nenhuma a alimentação se encaixa neste requisito.
A alimentação dos atletas de ponta varia consideravelmente de acordo com a modalidade que praticam e com a particularidade de cada organismo. Alguns atletas precisam comer muito, outros precisam escolher exatamente o que comer e alguns podem fugir de qualquer tipo de restrição, para os atletas a alimentação é um assunto crucial e especifico.
Nesta pesquisa procuramos descrever o quanto a educação alimentar, a disciplina na hora da alimentação e o quanto os atletas de alto nível estão vulneráveis a lesões caso não sejam disciplinados e dedicados a tal desempenho.
2 .REVISÃO DE LITERATURA
2.1 - Histórico A importância da dieta sobre o desempenho esportivo já era conhecido pelos atletas olímpicos originais do século 6 a.c , segundo pesquisas as façanhas de alguns atletas que consumiam uma dietas ricas em proteínas deu inicio a uma febre de consumo de carnes entre os competidores que lutavam pela glória em Olímpia (Valery , 2012)
2.2 - A particularidade na alimentação dos atletas
" Não há uma formula para todos os esportes " diz Álvaro García-Romero Pérez, professor da faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Europeia de Madri e especialista em nutrição desportiva.
"Não deveria ser