Fq -relatório aula pratica
Objetivos:
Os objetivos da aula prática realizada são a separação de uma solução aquosa de 50 ml de água, acetona e álcool.
Introdução:
Para a separação dos componentes da solução em cima referidos é necessário o conhecimento dos processos de separação mais utilizadas em situações semelhantes. Portanto, necessitamos de conhecer que tipos de misturas existem, e qual aquela que está presente na atividade. E, necessitamos também de conhecer os processos de separação correspondentes a esses tipos de mistura. Dentro de cada componente devemos conhecer as suas características mais importantes, tais como:
- Os pontos de ebulição e fusão de cada um dos componentes.
- A sua aparência.
- A sua densidade.
- Solubilidade em água.
- Acidez.
- A sua perigosidade (inflamável, corrosivo, explosivo, radioativo…).
Procedimento experimental:
Na atividade prática realizada procedeu-se á separação da acetona do álcool, numa solução aquosa de 50ml. Portanto obtemos uma mistura homogénea em que o álcool e a acetona se misturaram, não ficando vestígios da existência de cada um, apenas sabendo que ambos estavam presentes na solução.
Logo os métodos de separação são reduzidos a:
Como o objetivo da atividade era a separação dos componentes da mistura homogénea, procedemos a uma destilação.
Uma destilação consiste na separação dos componentes de uma mistura homogénea, utilizando os pontos de ebulição. Portanto, devemos proceder a uma pequena pesquisa sobre os pontos de ebulição de cada um dos componentes da mistura.
Pontos de ebulição:
Água - 100 °C
Álcool - 78.4 °C
Acetona - 56 °C
Já que os pontos de ebulição da acetona e do álcool são tão próximos devemos proceder á realização de uma destilação fracionada, pois queremos obter álcool e acetona completamente