Marie Curie
Curso de Letras com Licenciatura em Português/Inglês
Barra do Piraí
Prática como Componente Curricular:
Vida e Obra da cientista Marie Curie
Barra do Piraí
Setembro/2014
Marie Curie
Marie Curie foi a primeira mulher no mundo a ganhar o prêmio Nobel (pelas pesquisas sobre as propriedades do Radio (Ra226) e as características de seus compostos), e ganhou o referido prêmio duas vezes. Maria Sklodowska nasceu em 7 de novembro de 1867 em Varsóvia, Polônia. Ela era filha do Wladyslaw Sklodowski, professor de física e matemática, e da cantora, pianista e professora Bronsilawa Boguska, era a caçula de cinco filhos,sempre mostrou-se uma excelente aluna. Quando Marie contava com apenas 11 anos de idade, sua mãe morreu vítima de tuberculose e a sua irmã mais velha de tifo.
Marie sempre foi encorajada por seu pai a seguir o caminho da ciência, ela termina os estudos com 15 anos de idade e passa a trabalhar como professora particular. Em 1891 muda-se para Paris para continuar seus estudos, três anos depois ela conhece o professor Pierre Curie, no qual se casa no ano seguinte, ou seja, em 1895, passando a ser chamada de Madame Currie.
Em 1883 e 1894 Marie obtém o grau de bacharel em física e matemática pela Universidade de Sourbonne, em Paris, tornando-se depois a primeira mulher a lecionar nessa universidade quando da morte de seu marido em 1906.
No final de 1898 Marie Curie inicia os seus estudos sobre radioatividade que Henry Becquerel havia descoberto dois anos antes. Independente de Schmidt , Marie Curie também descobriu a emissão de radiações penetrantes pelo tório, logo no início de sua pesquisas. Nessa época, Marie decidiu iniciar uma pesquisa para obtenção do título de doutorado em física, que era obtido pela defesa direta de uma tese. O tema escolhido para sua tese foi o estudo das radiações do urânio, através do método elétrico.
Marie Curie não tinha a expectativa de fazer nada de