Margarina de soja
A margarina de soja, por ser um produto de baixo custo, de alto valor nutritivo e de fácil obtenção representa sem dúvida, uma importante alternativa para a nutrição humana em geral. (Enciclopédia Delta, 1982)
A aceitação da soja ocorreu no final do século XX, depois que pesquisadores comprovaram que a soja tinha propriedades curativas e isso fez que a soja começasse a ser mais apreciada e atualmente é um dos produtos mais exportado no Brasil. (Enciclopédia Delta, 1982)
A soja tem contribuído muito para alimentação, pois ela é nutritiva e contêm proteínas, vitaminas, minerais e fibras, além das propriedades funcionais em sistemas alimentares, como na fabricação de bebidas, molhos, tofu, sopas e pães. (Pamplona, Jorge; 2006)
Ao compararmos a soja com outros alimentos de grande importância na alimentação humana, em igualdade de peso, os grãos de soja contêm mais proteínas e ferro do que a carne, mais cálcio que o leite e mais vitaminas do complexo B do que o ovo; e tudo isso sem conter nenhum colesterol. (Pamplona, Jorge; 2006)
O consumo habitual de soja também evita vários tipos de doenças como arteriosclerose, diarréia, osteoporose, insuficiência renal, doenças cardiovasculares e alivia sintomas da menopausa, reduz a produção do colesterol no organismo além de combater três tipos de câncer. (Pamplona, Jorge; 2006)
Assim sendo, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver uma margarina à base de soja sendo utilizado como ingredientes principais o extrato de soja e a farinha de soja para que pudéssemos desenvolver um produto de qualidade, saboroso e que proporciona saúde para as pessoas que irão consumi-lo.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Revisão de literatura
2.1.1. Cultivo da soja
Também conhecida por feijão-soja, é uma planta que fornece alimento para o homem e para os animais domésticos, e matérias-primas para a indústria. É uma fonte de proteína mais completa e de menor custo do mundo. (Enciclopédia Delta,