Maremotiz

644 palavras 3 páginas
Maremotriz
Energia Maremotriz é o modo de geração de energia por meio do movimento das marés. Dois tipos de Energia Maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.
O aproveitamento da energia das marés pode ser feito a partir de centrais elétricas que funcionam por ação da água dos mares. É necessária uma diferença de 5 metros entre a maré alta e a maré baixa para que o aproveitamento desta energia seja rentável. Atualmente na Europa existem pelo menos duas destas centrais: Uma no norte de França e outra na Rússia.
O sistema utilizado é semelhante ao de uma usina hidrelétrica. As barragens são construídas próximas ao mar, e os diques são responsáveis pela captação de água durante a alta da maré. A água é armazenada e, em seguida, é liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera energia elétrica.
A força das marés tem sido aproveitada desde o século XI, quando franceses e ingleses utilizavam esse artifício para a movimentação de pequenos moinhos. Porém, o primeiro grande projeto para a geração de eletricidade através das marés foi realizado em 1967. Nesse ano, franceses construíram uma barragem de 710 metros no Rio Rance, aproveitando o potencial energético das marés.
Como Funciona a Energia Gerada das Mares Segundo a Física:
Apesar de ser considerada uma energia "renovável", a energia das marés está longe disso, e é sim um fonte de energia totalmente passível de um dia acabar. O que acontece, é que levaria um período de tempo muito longo até ocorrer algum efeito significativo no planeta, ou seja, a curto prazo, pode-se considerar inesgotável.
Como a energia retirada neste processo vem principalmente da rotação Terrestre, e também, da translação Lunar, os efeitos de seu uso são a diminuição na velocidade de rotação da Terra, que por consequência, acaba tendo dias mais longos, como também um freamento na rotação e translação do

Relacionados

  • Energia gerada por ondas e marés
    1626 palavras | 7 páginas
  • Energia
    12031 palavras | 49 páginas