Marcos
Atualmente, o objetivo dos cursos de graduação fundamenta-se em prover ao estudante conhecimentos teóricos que possam ser aplicados nas suas atividades profissionais. E para isso é necessário que as disciplinas que compõem a grade curricular do curso sejam complementares e possuam aplicação prática.
Dentre as várias disciplinas oferecidas nos cursos de graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, existem duas áreas necessárias e imprescindíveis a todo profissional, seja para atuação em negócios de terceiros, empresas ou para administrar as finanças pessoais. Essas duas áreas são a
Matemática e a Contabilidade.
A Contabilidade e a Matemática são duas ciências que evoluíram desde a antiguidade. Sempre caminharam juntas, paralelamente ao desenvolvimento econômico e social. Esse desenvolvimento influenciou diretamente todas as atividades relacionadas à cultura, ciência e educação.
Sendo a Contabilidade e a Matemática duas ciências essenciais ao desenvolvimento profissional e aos diversos cursos de graduação, surge a necessidade de identificar como a disciplina de Matemática pode utilizar-se da Contabilidade na gestão de custos para a compreensão de um conceito básico matemático como função.
Assim, o objetivo deste artigo é identificar uma aplicação da análise custo/volume/lucro nas funções polinomiais do primeiro grau.
Essa aplicação reforça a discussão das idéias entre as áreas de Contabilidade e
Matemática despertando para a importância da interdisciplinaridade entre as disciplinas oferecidas na grade curricular dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis.
Supõe-se que essa permeabilidade pode ser evidenciada entre a análise de custo/volume/lucro utilizada na gestão de custos e sua aplicação nas funções polinomiais de primeiro grau.
Pretende-se com este artigo despertar alunos e pesquisadores para as conexões existentes entre as disciplinas analisadas e as possibilidades de aplicação dos