Marco g.
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Guilherme Ferraz Jurgensen
Marco Guimarães
Piracicaba
2013
INTRODUÇÃO:
David Hume (1711-1776) nasceu em Edimburgo, na Escócia. Foi ensaísta escocês, historiador e filósofo que se tornou célebre por seu ceticismo filosófico e seu empirismo radical. Filho de agricultores, o irmão mais velho herdou as propriedades da família e David deveria seguir carreira de advogado. Frequentou por dois a anos (1724-1726) a Universidade de Edimburgo, e por não gostar do curso, dedicou-se a estudar filosofia e literatura. Depois foi à França (1734-1737) para aprofundar seu conhecimento, e escreveu seu primeiro livro (A Treatise of Human Nature) que publicou em 1739. Depois de pouco sucesso com seu primeiro livro, o segundo livro (Essays, Moral and Political) foi um grande sucesso e com isso ganhou um cargo de secretário do General James St. Clair em missões militares. Em 1751, tornou-se guardião da biblioteca da Faculty of Advocates in Edimburg. Com a publicação do Political Dircourses (1952) tornou-se internacionalmente conhecido, e depois de servir por alguns anos como secretário o governo, foi nomeado embaixador em Paris (1763-1766). Em viagens como embaixador, teve contato com intelectuais europeus da época, como o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau. Entre 1766 e 1769, voltou a Inglaterra e trabalhou como secretário de estado, até em 1769, aposentar-se e ir viver com sua irmã em Edimburgo.
Nos últimos anos de sua vida, dedicou-se à revisão de sua obra e a escrever vários textos que postumamente apareceriam, como uma autobiografia (1777). Vítima de câncer no estômago, faleceu em 1776 sem deixar filhos, mas deixou conhecimentos que influenciariam Immanuel Kant, positivistas e pensamento liberal clássico.
DESENVOLVIMENTO:
O Empirismo foi umas das grandes correntes filosóficas formadoras da filosofia moderna (séculos XVI-XIX), e que se define por forma de pensamento que a experiência