marco civiil
TECNÓLOGO EM GESTÃO DE MARKETING
Marco Civil da Internet
Willians Wellington de Lima
Osasco
2014
Marco Civil da Internet – Liberdade X Proteção
O projeto de Lei 2126/11 foi aprovado com idéia de ditar normas para as empresas de internet alegando que é uma forma de proteger os usuários e utilizar as informações em casos judiciais.
A realidade o objetivo desse projeto visa impedir que provedores de internet possam ofertar serviços de conexões diferenciados, como a venda de um pacote que permite apenas o acesso a e-mails ou a rede sociais. Ou seja, limitando o uso geral de sua conexão. A neutralidade prevê que as empresas que fornecem o serviço de internet, sejam neutras em relação ao tráfego de dados, não podendo criar qualquer impedimento para que este usuário acesse qualquer conteúdo ou utilize qualquer serviço. Aparentemente a lei ajuda e melhora a qualidade de serviços para os usuários fornecendo uma espécie de neutralidade além de uma competição mais justa.
Porém de uma forma indireta e de uma forma oculta, onde só as pessoas com um amplo conhecimento consegue enxergar, estão embutidas diversos interesses das grandes empresas privadas, onde as empresas como Google e facebook são de certa forma obrigados a compartilhar e mostrar os dados dos usuários, como o que você gostou, compartilhou, sites que usuários acessaram, etc.
Teoricamente os dados só seriam utilizados em casos de processos judiciais, entretanto não há uma fiscalização clara o que de uma forma discreta todos os dados coletados pelo governo poderão ser vendidos e monitorados pela internet, criando uma hipótese de que o Brasil voltasse a viver uma época de ditadura, ficaria muito mais fácil nos censurar e controlar devido a nossa maneira de se comportar na internet, pois estes dados ficam armazenados por muito tempo, e apenas o governo pode controlar. Dessa maneira perdemos aúnica garantia de liberdade a qual nos