Marcio Kogan breve resumo
Já há algum tempo Kogan vem utilizando em seus projetos o contraste entre materiais naturais – fibras, madeiras, pedras – com produtos e materiais de alta tecnologia, sempre em busca da sua própria linguagem de projetar.
As obras, por vezes curiosas, projetadas por Marcio Kogan são de uma plasticidade que impressiona pela leveza, simetria, refinamento, praticidade e beleza, fazendo com que o arquiteto seja um dos nomes mais destacados dentro da arquitetura e um dos profissionais desta área mais premiados do país.
Este projeto
Este projeto corresponde a duas caixas de concreto que aparente repousam engastadas na encosta do terreno. Os volumes, com linhas retas e purras, projetam-se para fora da montanha, quase na altura da praia, num balanço de 8 metros. A casa se equilibra na topografia do terreno, constitruindo um grande vão e um espaço habitável na natureza quase intocada.
A casa esta localizada no estado do Rio de janeiro e uma das centenas de igual encontradas na praia de parati com linhas retas e puras.
Construída para um casal de jovens colecionadores de móveis brasileiros do século 20, a casa tem acesso somente por barco. Os proprietários queriam um lugar que pudesse abrigar sua coleção de mobiliário e passar os finais de semana em meio à natureza. Assim, contrataram Kogan para desenvolver o projeto que resultou em duas caixas de concreto engastadas na pedra, dois volumes que se projetam da montanha, quase na altura da praia, num balanço de 8 metros. Numa engenhosidade estrutural, a construção se equilibra na topografia do terreno, constituindo um grande vão e um espaço habitável na natureza quase