Marcenaria
Questionário
1- Quando os problemas ambientais associados á presença de solos contaminados começaram a ser reconhecidos no Brasil?
Durante a década de 1980, mas foi somente a partir de meados da década seguinte que respostas do Poder Público começaram a ser estruturados. O pioneiro foi o Estado de São Paulo que estabeleceram um programa de capacitação de recursos humanos e de desenvolvimento de ferramentas de gestão, contando com a cooperação do governo alemão.
2- O reconhecimento público data dos anos de 1970,quando nos Estados Unidos e na Europa,foram evidenciados problemas de saúde em pessoas expostas a substâncias químicas presentes em áreas contaminadas, quais foram os casos paradigmáticos presentes na época?
Os casos foram os seguintes, Love Canal, no Estado de Nova York, Estados Unidos, e Lekkerkerk, próximo a Roterdã,na Holanda.No primeiro,uma escola e diversas residências foram construídas sobre um antigo canal usado para disposição de resíduos de indústrias químicas.No segundo,residências foram construídas sobre um aterro onde haviam sido depositados resíduos de diversos tipos.
3- Por quais motivos as leis de proteção do solo e de gerenciamento de áreas contaminadas com razoável sucesso, contribuíram para ser usado em emergência para remediação ambiental e para promover a limpeza de áreas cujos responsáveis são insolventes ou não possam ser localizados? Para prevenir a repetição de casos de reocupação indevida (sem prévia remediação) de áreas contaminadas e para obrigar os responsáveis pela contaminação do solo e das águas subterrâneas a proceder a remediação de um grande número de áreas.
4- Quais são os problemas múltiplos que as áreas contaminadas representam?
I. Um risco á saúde humana e dos ecossistemas;
II. Um risco á segurança pública;
III. Restrições ao desenvolvimento urbano;
IV. Redução do valor dos imóveis.
A presença de áreas